dia a dia

A loucura do primeiro mês

21:41

O primeiro mês de “aprendizado” com o bebê é surreal. A gente pensa que nunca vai acabar. Troca de oito a dez fraldas por dia, horas intermináveis de mamada, sono acumulado, exaustão... Se é mãe de primeira viagem, pior ainda, porque recebe um pacotinho e ainda não sabe direito o que fazer com ele. Não vem com manual de instrução! E mesmo com orientação, cada criança é uma criança, é preciso conhecer o bebê, diariamente. Bem, para mim, foi bastante cansativo (especialmente nos primeiros 15 dias). Assim, tendo passado por essa fase, que também tem seus momentos de delícia (rapadura é doce, mas não é mole), acho que posso dar umas dicas para ajudar quem vai encarar essa missão em breve.

Na casa dos meus sogros. Foto: Daniel Queiroz (o papai)

1. O apoio dos familiares mais próximos é importantíssimo. A gente precisa de pessoas com experiência por perto, porque há dicas que são infalíveis desde que o mundo é mundo.

2. Tome alguns banhos por dia! Sério! Ajuda a renovar o ânimo e causa a sensação de bem-estar.

3. Procure ouvir músicas relaxantes, instrumentais, especialmente aquelas feitas para bebês. 

4. Alimente-se bem. É importante para a amamentação e também para aguentar o pique, afinal, saco vazio não fica em pé. 

5. Peça a ajuda do papai para colocar o bebê para arrotar.

6. Aproveite e faça muitas fotos e vídeos do seu filhote, porque passa rápido, embora naquele momento a gente ache que não.

7. Durma quando o bebê dormir. Cada minuto de descanso é precioso e vai te ajudar a produzir leite. Se quiser também um chamego nessa hora, coloque o bebê para dormir em cima de você. Amo fazer isso até hoje.

8. Nas mamadas da madrugada, assista a uma série ou a qualquer coisa que te deixe mais alerta. Por causa do cansado, é muito fácil pegar no sono com o bebê no colo.

9. Use almofada de amamentação. Quando você dormir sem querer, ela será importante para a segurança do seu filho. Se te deixar mais tranquila, você pode até amamentar na cama, se posicionando no meio dela.

10. Não se importe de receber visitas. Elas animam o nosso dia, já que ficamos muito tempo em casa nessa fase.

11. Varie a sua permanência em diversos ambientes da casa. Ficar só no quarto o tempo todo dá uma sensação ruim de clausura.


PS: Acredite. Depois dá muita saudade do tempo em que o bebê era aquele toco de gente. 

You Might Also Like

2 comentários

  1. O item "se alimente bem" inclui beber muito líquido, pois ajuda na produção de leite. Sugestão: água de coco - ajuda a hidratar.

    ResponderExcluir

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook