critérios e escolhas

Chupeta sim!

11:41

O uso de chupeta costuma causar polêmica entre mães e especialistas da área de saúde. Para mim, é uma ótima solução, defendo mesmo o uso, e sabe por quê? 

1. A chupeta acalma o bebê. Uso no trocador minha bebê não gosta de ficar lá, às vezes na hora de dormir, quando ela está um pouquinho mais irritada, e após a furadinha das vacinas.
2. É ótima para dar remedinhos, pingando gotinhas na parte que vai à boca ou mesmo para mantê-los na boca.
3. Dizem que deixa a criança dentuça, mas eu, por exemplo, fui a bebê lá de casa que mais demorou para se desapegar (deixei aos cinco anos!!!) e também a única das três que não teve esse problema na arcada dentária. E fala a verdade! Quem a gente conhece que nunca usou aparelho ortodôntico? Se não foi por esse problema, foi por outro.
4. Por falar em desapego, muita gente diz que essa é a parte complicada (acho que depende de cada criança e da forma como a mãe vai fazer isso), mas a vida da gente é feita de desapegos, né? As crianças aprendem desde cedo!
5. Muitos bebês não chupam chupeta e acabam chupando o dedo, hábito muito mais difícil de eliminar.
6. Uma coisa que muita gente não sabe: a sucção ajuda a aliviar a dor dos bebês, porque relaxa. É legal o uso no período das cólicas.
7O bebê não vai ficar 24 horas com a chupeta na boca! Quando não quiser, ele mesmo vai tratar de cuspi-la!

Foto: Daniel Queiroz (o papai)
Cuidados:

1. A chupeta deve sempre estar bem higienizada (lavada e esterilizada).Guarde sempre em caixinhas próprias para isso.
2.  Faça a troca se notar que a chupeta está velha (gasta ou grudenta).
3. É necessário escolher um modelo ortodôntico e adequado à idade do bebê (instrução nas embalagens). Eu amo as da NUK (www.nuk.com.br). O retorno das mães sobre ela costuma ser positivo. Minha filha pegou sem dificuldade. Detalhe: a criança pode não pegar a chupeta logo nas primeiras tentativas. Acho que vale insistir ou mudar a marca da chupeta. E acho que vai ter bebê que não vai querer mesmo...
4.   Não faça o uso banal da chupeta. Não a transforme em um vício... 
5. Tente acabar com o hábito de chupar chupeta antes de o bebê completar um ano. A necessidade de sucção é maior nos primeiros meses de vida. Com o tempo o bebê passa a se interessar pela exploração de outros sentidos e você pode aproveitar essa fase para o desapego.   
6.  Compre três chupetas. Acho um bom número. Se a criança se adaptar, você terá reserva (vale a pena usar o prendedor em casa também, porque o chão parece um ímã para chupeta), e se não se adaptar, você não terá investido muito em algo que vai ficar encostado no canto. Já temos tantos gastos, né?

Alguma mamãe aí tem opinião formada sobre isso?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Concordo com você Indy! Pra esse caso a melhor especialista é a experiência!
    Eu usei chupeta até por volta de 1 ano de idade. Não sou dentuça e nunca usei aparelho ortodôntico.
    Não quis dar pra Enzo. Então quando vi que ele estava descobrindo o polegar tentei a chupeta. Mas aí já era tarde demais. Resultado - acabou chupando o dedo!
    Agora quero dar pra minha Bia, mas ela não aceita! 😓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente que é contra poderia evitar alguns estresses com essa solução tão simples que é a chupeta. Não é necessário fazer "drama" com isso. Obrigada por passar por aqui e deixar comentários! bj!!!

      Excluir
  2. Pois é... meu pequeno Theo tem 10 meses e usa desde a UTINEO, tentei tirar e com aproximadamente 4 meses, vinha o dedinho para a boca... e voltei com a chupeta e ele aceita sem problemas, usa para dormir e poucas vezes ao dia, mas vira e mexe eu vejo meu pequeno com o dedinho na boca, se ele tiver que chupar algo, prefiro a chupeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que cabe à mãe decidir pelo uso, pois cada criança é uma criança, com necessidades específicas. Falam dos malefícios da chupeta, que prejudica a fala e a arcada dentária, mas acho que se usada sem exagero é um ótimo recurso. Sei de casos de adultos que ainda chupavam dedo por conta do hábito de infância e quando tiveram filhos não pensaram duas vezes; elegeram a chupeta! rs Obrigada pelo comentário! Volte sempre! bj

      Excluir
  3. Aconselhar o uso de algo que comprovadamente contribui para o desmame precoce num país em que a média de amamentação é de 54 DIAS, sendo que a OMS recomenda não só a amamentação até no mínimo 2 anos mas tb não introduzir bicos artificiais para não prejudicar o processo é, no mínimo, falta de responsabilidade. Aprofunde sua pesquisa e se baseie em artigos científicos com amostras populacionais significativas. Sua experiência pessoal, embora válida, não tem representatividade estatística o suficiente para fazer as afirmações que você fez. Se você quer que seu blog seja levado a sério, esse não é o caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por deixar seu comentário, querida. Dou valor às experiências individuais e acredito na relatividade das coisas. Sei de casos de crianças que usaram chupeta desde a maternidade e mamaram por até mais de três anos, assim como sei de crianças que não aceitaram a chupeta e também não mamaram. Um abraço.

      Excluir

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook