Pular para o conteúdo principal

Enrole o bebê! Ele gosta!

Temos aqui o primeiro post “prático” do blog Essa Mãe!!! Uhuuuu! Para começar, apresento a Betina, que vai pintar por aqui de vez em quando. Hoje ela me ajuda a mostrar como se faz o “charutinho de bebê”, aquele mesmo do tempo da vovó! As mamães estão aderindo ao recurso novamente! Eu amei a experiência, minha filha ficava calminha... Mantive o hábito por quase dois meses, especialmente no soninho da noite.

Olha a Betina aí, geeeeente! foto: Daniel Queiroz (o papai)
O charutinho remete o recém-nascido à sensação de segurança do útero materno e evita os “sustos” (o que se chama de Reflexo de Moro) causados pelo choque com o novo ambiente. Já viu como o bebezinho fica com os braços descoordenados? Esses movimentos involuntários acontecem com muita frequência, fazendo até o bebê chorar e acordar. Claro, na barriga da mãe ele ficava todo apertadinho, quentinho e limitado. Não é fácil se acostumar com essa “liberdade” toda de uma hora para outra, né?

E agora chega de blá blá blá! Vamos ao que interessa! Siga o passo a passo e aprenda a fazer um "pacotinho tranquilo".

Escolha uma mantinha de malha de algodão, aquela que estica bem, sabe? Ela facilita fazer o charutinho, além de não irritar a pele do bebê e não esquentar muito. Cuidado com a temperatura ambiente! Apesar de pequeninos, recém-nascidos também podem sentir calor!

Estique a mantinha nessa posição, como um losango. E não deixe o bebê assim, sozinho e na ponta da cama (risos)!

Dobre a ponta de cima da manta em sua direção.

Posicione o bebê no centro da parte dobrada, com a cabeça fora da manta e os bracinhos para baixo.

Leve uma ponta lateral da manda para o outro lado, cobrindo um bracinho do bebê. 

A ponta que você puxou deverá ficar assim, atrás do bebê.

Faça o mesmo para o outro lado, cobrindo o outro bracinho.

Olha como fica.

Pegue a "sobra" da mantinha e leve em direção ao pescocinho do bebê.

Essa ponta você vai colocar para dentro, como um envelope.

Ao fazer a dobra da ponta da mantinha, verifique se não está apertada no pescoço.

O "charutinho de bebê" está pronto!!!

Olha como a Betina tá feliz! Se quiser, faça como eu. Pegue o seu "charutinho" e coloque de ladinho. Para mim, a posição mais segura caso o bebê regurgite.

Curtiu? Até o próximo post "prático"! Ah! Betina manda beijos!!!

Comentários

  1. Betina é uma graça!
    Com minha Bia não funcionou...Ela gosta de dormir com um braço esticado pra cima...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pessoa, né? Tem suas preferências também! rs

      Excluir

Postar um comentário

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Dezesseis dicas para ajudar o bebê a dormir melhor

Uma das coisas que deixam qualquer mãe muito cansada (e até estressada) é o sono intranquilo ou irregular do bebê. Na verdade, é impossível criar uma receita infalível e adaptável a todos os casos, pensando em fazer a criança dormir melhor. Os bebezinhos, como nós, são pessoas (!), com suas dificuldades, manias, vontades e particularidades. Para tentar ajudar quem está passando por essa fase de noites mal dormidas, vou listar alguns truques simples, todos testados com minha filha e com bons resultados. Anote aí!

1. No início, o bebê tende a trocar o dia pela noite. Assim, desde que ele nasce, é bom ensinar o que é dia e o que é noite. Durante o dia ele deve cochilar com a luz natural e acostumado com todos os sons da rotina da casa. Já à noite, defina um horário, escureça o quarto (pode ser parcialmente, se preferir) e diminua o volume. Fiz isso com minha filha, definindo o game over às 20h. Coincidentemente ou não, é o horário que ela dorme diariamente até hoje (ela tem 10 meses).
2. O…

Campanha Lave as Mãos para Pegar no Bebê!

Atenção, mamãe! Não ligue se a sua visita (gente da família ou não) torcer o nariz por "precisar" lavar as mãos para pegar no seu bebê. Percebi que, especialmente, as pessoas mais velhas apresentam maior resistência a esse tipo de pedido, acham frescura. Passar álcool em gel depois da lavagem das mãos? Colocar uma fraldinha em cima da roupa para carregar o bebê? Piorou ainda... E qual o seu papel nessa hora? Ser firme e zelar pela saúde do seu filho! 
Você sabia que existe o Dia Mundial da Higienização das Mãos? Pois é! Todo 05 de maio as campanhas se intensificam, lembrando que o simples ato de lavar as mãos previne doenças como infecção nos olhos, infecção estomacal e respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, dor de garganta, infecção no ouvido e erupções na pele. Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) - instituição da ONU (Organização das Nações Unidas) - e a OMS (Organização Mundial da Saúde), é possível reduzir em até 40% a incidênc…

Fotos do seu filho que você não deve postar nas redes sociais

Está rolando nesta semana uma brincadeira nas redes sociais chamada "Desafio da Maternidade". Trata-se de uma corrente em que as mães marcam outras dez grandes mães, assim por elas consideradas, em suas linhas do tempo do Facebook para que cada uma poste três fotos de momentos que foram marcantes para elas no quesito "ser mãe". O assunto gerou um pouco de polêmica e até há uma suspeita de que a tal corrente tenha sido criada por um grupo de pedófilos para a "coleção" de novas fotos de crianças e divulgação dessas imagens em sites "indevidos". Boato ou não, a questão é que cada mãe toma sua própria decisão sobre postar ou não as fotos dos seus filhos nas redes sociais. Bem, a ideia deste texto é apenas orientar as mamães sobre que tipos de fotos dos pequenos nunca postar. 


1. Não poste fotos do seu filho nu - Não interessa se na imagem ele está tomando banho, trocando a fraldinha, ou experimentando uma roupa nova. Os pedófilos gostam de procurar f…