ser mãe

Não existe mãe perfeita

14:15

Bem antes de engravidar eu já conversava com minhas amigas e tirava dúvidas sobre a rotina com crianças. Aprendi (e tenho aprendido) muito. Várias dicas coloco e colocarei em prática. Algumas não têm nada a ver com o meu modo de pensar/ser e o meu conceito de criação de filhos. Hoje sei que o importante é aconselhar e não julgar outras mães, seus métodos e estratégias, afinal, não existe mãe perfeita.

Foto: Daniel Queiroz (o papai)
Sempre me orgulhei de dizer que minha mãe dava para mim e minhas irmãs suco da fruta, feito na hora das refeições. Alimentação saudável é fundamental, mas não dá para “recriminar” quem tem três filhos e faz tudo sem uma ajudante em casa e, de vez em quando, resolve dar um suco de caixinha para as crianças ou mesmo um Nissin Miojo, e ainda na companhia da Galinha Pintadinha ou da dupla Patati Patatá.

Recursos (saídas, eu diria) como chupeta, cercadinho, leite artificial, e até o “ninar”, por exemplo, costumam ser “condenados” por muitas pessoas. Acho que cada mãe tem uma história, um perfil, e uma rotina, e cada criança é uma criança. Se há compreensão e amor, certamente a mãe não vai deixar o filho “enjaulado” no cercadinho o dia inteiro, chorando-dormindo-brincando, chorando-dormindo-brincando, num ciclo sem fim. Eu faço uso do cercadinho. Minha bebê adora! Ela reclama para ir para lá, porque sente independência. Não me sinto culpada e ela não está sofrendo por isso.

Penso que as mães não podem prejudicar os filhos por comodidade e/ou preguiça. Quem decide ser mãe deve aprender rapidamente que a missão exige bastante. Abrir mão de interesses pessoais e do próprio tempo faz parte do processo. O que vale mesmo nisso tudo é equilíbrio, bom senso, limite, respeito. Mães e filhos têm suas necessidades e individualidade. A gente pode lembrar disso e ser mais tranquilo e feliz, levando em consideração a dicotomia “ideal” x “real”. 

Leia também:

NÃO EXISTE MENTIRINHA

NECESSIDADES CONSUMISTAS CRIADAS PARA OS PEQUENOS

NÃO DEIXE QUE OS OUTROS FALEM SOBRE SEXO COM SEU FILHO


Instagram: @blog.essamae

You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook