critérios e escolhas

Vacina:posto de saúde ou clínica particular?

10:57

Muitas mamães têm dúvidas na hora de decidir onde vacinar seus bebês: clínica particular ou posto de saúde? Perguntei como fazer a duas ótimas obstetras e a dois pediatras experientes. Todos me aconselharam a ir ao posto de saúde, argumentando que a alta rotatividade de pessoas nessas unidades de saúde garante que as vacinas estejam sempre dentro da validade. Também disseram que a vacina de posto é tão válida quanto às oferecidas em clínicas particulares. Lembrando que todo mundo sempre se vacinou em posto (eu e minhas irmãs, por exemplo) e ninguém teve problemas por isso, e pensando também no alto custo das vacinas, decidi vacinar em posto de saúde, com algumas exceções.

foto: Daniel Queiroz (o papai)

1. A BCG e a primeira dose de Hepatite B a gente dá logo que o bebê nasce. Optei pela aplicação ainda no hospital. Um laboratório ofereceu o serviço lá mesmo. Preferi por comodidade e para evitar a exposição da minha bebezinha com poucos dias de nascida. O pediatra disse que eu poderia continuar a de Hepatite no posto de saúde.

2. No caso da Pneumocócica, optei, conforme orientação pediátrica, pela vacina particular (Pneumocócica 13), pois a cobertura é maior que a do posto (Pneumocócica 10). O valor da dose é R$ 190,00. São três doses!

3. A Meningocócica C (Meningite) eu comecei no posto, mas na hora da segunda dose estava em falta e fui à clínica particular. A própria atendente de lá disse que posso dar a terceira dose no posto, sem medo, pois é a mesma vacina. Paguei R$ 150,00 pela dose.

Muitas pessoas dizem que as vacinas de posto provocam mais reações nas crianças, nada que, na minha opinião, não se resolva com um remedinho para dor e febre (e até um banho para normalizar a temperatura, como me orientou o pediatra, no caso de febres muito baixas).

A decisão fica mesmo a critério de cada mamãe. Tenho feito assim, sem neura. O importante é sempre consultar o pediatra para saber se o cronograma de vacinação está sendo cumprido direitinho. Algumas vacinas, se aplicadas em clínica particular, precisam ser continuadas assim. O mesmo acontece com algumas vacinas de posto. 


You Might Also Like

2 comentários

  1. Os meu filhos foram vacinados em postos de saúde, gracas a Deus nunca tivemos problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e minhas irmãs também fomos vacinas assim, sempre com sucesso. rs

      Excluir

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook