Trocando figurinhas

Casa com filho, casa organizada?

13:27

Antes da nossa filha completar três meses, eu e meu marido colocamos o apartamento à venda e compramos um maior. A mudança não foi fácil, ainda mais porque resolvi me desapegar de um monte de coisas, pensando em levar para o próximo "lar doce lar" só o que realmente interessa. No novo endereço, continuei me desfazendo de papéis, livros, roupas, sapatos, roupas de cama, utensílios de cozinha, remédios, cosméticos e por aí vai... Gostei tanto disso! Com filho, a necessidade de organização aumenta, porque o pequeno vem com um pacote de centenas de objetos que você não lidava anteriormente e, se facilitar, a casa vira um mangue! Quando a gente se livra do que não usa, parece até que o ar da casa fica leve, a poluição visual vai embora, e a tarefa de deixar tudo limpo e no seu devido lugar passa a ser possível. Não tem mesmo para onde correr: a arrumação de cada ambiente depende muito do desapego.

Para ter mais um incentivo, li recentemente o livro A Mágica da Arrumação, escrito por Marie Kondo e publicado pela editora Sextante. Depois da leitura, "eliminei" metade do que eu guardava e continuo no prazeroso processo de descarte. Meu objetivo é ter somente o que uso. Acho que vale a pena ler (você devora as páginas rapidinho!). A autora viaja um pouco em alguns momentos, mas no geral dá boas dicas de "destralhamento". 

Se você estiver preparada para o desapego, a leitura empolga ainda mais! Fotos: Ingrid Dragone

Vou listar aqui algumas dicas da autora:

1.Pense no que você quer guardar e não no que você quer descartar. Você só deve ficar com o que realmente gosta/usa. Qual o motivo para guardar o que você nem lembra que existe? É importante ser sincera com você na hora de descartar cada objeto.

2.Comece a arrumação por categorias (maquiagem, roupas, livros etc) e não por ambiente (sala, quarto, cozinha etc). Assim você concentra a atenção nos objetos da mesma "classe" que possam estar espalhados pela casa.

3.Veja a sensação que o objeto te passa. Se não for legal, dê tchau!

4.Prefira fazer o descarte pela manhã, quando sua cabeça está fresca e o poder de discernimento é maior.

5.Descarte os papéis que tiveram o seu objetivo cumprido, incluindo recibos, cartas/cartões de conhecidos, documentos vencidos, histórico escolar (eu ainda tinha o meu!).

6. Livros que "um dia" você vai ler (o dia nunca chega) vão para o descarte!

Agora vou dar a minha pequena dica de organização, ok? Para a "setorização" das coisas, curto bastante as caixas organizadoras e os cestos de plástico. Tenho vários, com tamanhos e cores diferentes. Troquei as caixas de papel por eles. São fáceis de limpar, não absorvem umidade e não atraem as temidas traças.

 Guardo material para fazer bijuterias, brinquedos, papelaria, cartas, remédios...  

Separam os objetos por categoria, deixando o "acesso" mais rápido. Guardo esmaltes, cintos, sabonetes e tubos de creme dental, cosméticos, material de limpeza, pregadores de roupa...  

E aí? Que tal aproveitar o final de semana para deixar a casa levinha? A arrumação pode ser bem divertida! Eu amo tirar coisas para jogar fora e doar!



You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook