Profissional responde

Fotógrafos especializados falam sobre ensaios Newborn

14:00

Muitas mães acham lindos os ensaios Newborn, mas decidem não fazer com os seus bebês por receio de a sessão de fotos ser "prejudicial" à saúde e bem-estar deles. Para desmistificar essa história, tem entrevista no blog com os fotógrafos Jackson Dias e Grazielle Prata. O casal (eles são casados há mais de sete anos) resolveu fotografar crianças após o nascimento da sua filha, sua "eterna inspiração", e assim, acabou criando a empresa Gente Miúda, que atua há aproximadamente dois anos no ramo, fazendo lindos registros posados de recém-nascidos. Tive o prazer de acompanhar de perto o trabalho e senti o carinho e o cuidado deles com os pequeninos.   


 Este ensaio foi feito recentemente pelo casal. O modelo é o fofo do Joaquim, filhote da Yasmille Manzoni e do Leandro Araujo. Fotos: Divulgação

Além do trabalho do fotógrafo, o ensaio Newborn exige a presença de um profissional habilitado na área de saúde. Grazielle, também enfermeira, pode falar sobre a importância disso?
Grazielle - A segurança do bebê é fundamental e nada melhor que um profissional para eliminar ou minimizar possíveis desconfortos e a insegurança dos pais no trato com o recém-nascido na hora de fotografar. O conhecimento da fisiologia, anatomia, reflexo e comportamento do bebê é importante para o manuseio e posicionamento correto dele durante o ensaio. É preciso realizar também técnicas para a proteção física do bebê, como higienização das mãos com água e sabão e/ou uso de álcool gel. Além disso, o profissional de saúde tem discernimento para reconhecer e atuar em situações emergenciais de primeiros socorros.

Qual a maior dúvida das mães na hora de decidir fazer o ensaio?
Jackson - São várias! Elas perguntam, por exemplo, quem vai colocar o bebê nas poses, se os pais vão participar das fotos, se nós temos todos os cestos, mantas e acessórios ou se elas precisam providenciar algo...

A sessão de fotos costuma durar quanto tempo? Nesse período, o ritmo do bebê deve ser respeitado. Como é esse processo?
Grazielle - A sessão dura, em média, 4 horas, contando com as mamadas, as trocas de fralda, o tempo para acalmar e colocar o bebê pra dormir; lembrando que tudo ocorre com tranquilidade, jamais deixando de lado as necessidades dele. 

Como vocês fazem para não prejudicar a saúde da criança com a iluminação e a temperatura do ambiente?
Grazielle - A temperatura ideal durante toda permanência do bebê é entre 26º e 30° C, temperatura similar a do útero; logo, nós teremos uma sensação de calor (risos), porém nossa preocupação é com a estabilidade hemodinâmica do bebê. Se eu não estou suando, o bebê não está suficientemente quente (risos). Geralmente utilizamos luz natural, de janela mesmo, o  que não exclui a possibilidade de utilizar flash, que deve ser rebatido para o teto.

Por que as fotos devem ser feitas quando o bebê tem entre 5 e 15 dias de nascido?
Jackson - Nesse período, os bebês são mais maleáveis, têm sono profundo, e as cólicas ainda não afetam o descanso deles. 


Grazi preparando o ensaio do pequenino Davi, filhote da Tainá Abreu e do Daniel Miranda

Quais os cuidados especiais com o bebê no dia da sessão de fotos? 
Grazielle - Queremos um bebê tranquilo e que transpareça sua serenidade no momento dos cliques. Para isso, pedimos que a mamãe amamente sem pressa e mantenha o ambiente silencioso; dê um banho antes da sessão para ele relaxar e não utilize pomada, porque tem as fotos sem roupinha; pedimos que ela vista o bebê com roupas e fraldinhas mais largas, para não marcar a pele dele; que procure manter o bebê acordado antes do horário das fotos; e mantenha um número pequeno de pessoas na casa. Além disso, nós fechamos portas e janelas para diminuir correntes de ar e atingir a temperatura ideal para o bebê; utilizamos “ruído branco", o mesmo som que ele ouvia no útero; tudo para que fique mais relaxado. As orientações são encaminhadas para as mamães antes do dia das fotos. Por ser uma sessão que pode demorar e requer muita paciência, solicitamos que os pais não agendem outro compromisso. A ansiedade e o nervosismo deles afetam diretamente o comportamento do bebê. Pedimos também um intervalo de, pelo menos, dois dias após as vacinas ou teste do pezinho, porque o bebê fica muito sensível, com o local das furadinhas dolorido, dificultando a manipulação.

Vocês utilizam qual técnica para que o bebê durma profundamente durante a sessão de fotos?
Jackson - Grazi é chamada pelos pais de “encantadora de bebês”, porque tenta reproduzir o ambiente uterino para acalmar os recém-nascidos. Alia os conhecimentos de enfermagem à facilidade de manejo do bebê inerente à experiência como enfermeira em neonatologia. Também trabalhamos com a técnica dos 5s do Dr. Harvey Karp (embrulhar, lateralizar, chiado, balançar e sucção).


Delicadeza!!! Olha o resultado lindo do trabalho! Essa fofura é a Bia, filha da Carol Dannemann e do Markus Vaz. 

Trabalho inspirador! Dá vontade de ter dez bebês só pra fazer esses ensaios! Confira os ensaios das bebês Liz e Beatriz


Instagram: @ingriddragone

You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook