Pular para o conteúdo principal

Fotógrafos especializados falam sobre ensaios Newborn

Muitas mães acham lindos os ensaios Newborn, mas decidem não fazer com os seus bebês por receio de a sessão de fotos ser "prejudicial" à saúde e bem-estar deles. Para desmistificar essa história, tem entrevista no blog com os fotógrafos Jackson Dias e Grazielle Prata. O casal (eles são casados há mais de sete anos) resolveu fotografar crianças após o nascimento da sua filha, sua "eterna inspiração", e assim, acabou criando a empresa Gente Miúda, que atua há aproximadamente dois anos no ramo, fazendo lindos registros posados de recém-nascidos. Tive o prazer de acompanhar de perto o trabalho e senti o carinho e o cuidado deles com os pequeninos.   


 Este ensaio foi feito recentemente pelo casal. O modelo é o fofo do Joaquim, filhote da Yasmille Manzoni e do Leandro Araujo. Fotos: Divulgação

Além do trabalho do fotógrafo, o ensaio Newborn exige a presença de um profissional habilitado na área de saúde. Grazielle, também enfermeira, pode falar sobre a importância disso?
Grazielle - A segurança do bebê é fundamental e nada melhor que um profissional para eliminar ou minimizar possíveis desconfortos e a insegurança dos pais no trato com o recém-nascido na hora de fotografar. O conhecimento da fisiologia, anatomia, reflexo e comportamento do bebê é importante para o manuseio e posicionamento correto dele durante o ensaio. É preciso realizar também técnicas para a proteção física do bebê, como higienização das mãos com água e sabão e/ou uso de álcool gel. Além disso, o profissional de saúde tem discernimento para reconhecer e atuar em situações emergenciais de primeiros socorros.

Qual a maior dúvida das mães na hora de decidir fazer o ensaio?
Jackson - São várias! Elas perguntam, por exemplo, quem vai colocar o bebê nas poses, se os pais vão participar das fotos, se nós temos todos os cestos, mantas e acessórios ou se elas precisam providenciar algo...

A sessão de fotos costuma durar quanto tempo? Nesse período, o ritmo do bebê deve ser respeitado. Como é esse processo?
Grazielle - A sessão dura, em média, 4 horas, contando com as mamadas, as trocas de fralda, o tempo para acalmar e colocar o bebê pra dormir; lembrando que tudo ocorre com tranquilidade, jamais deixando de lado as necessidades dele. 

Como vocês fazem para não prejudicar a saúde da criança com a iluminação e a temperatura do ambiente?
Grazielle - A temperatura ideal durante toda permanência do bebê é entre 26º e 30° C, temperatura similar a do útero; logo, nós teremos uma sensação de calor (risos), porém nossa preocupação é com a estabilidade hemodinâmica do bebê. Se eu não estou suando, o bebê não está suficientemente quente (risos). Geralmente utilizamos luz natural, de janela mesmo, o  que não exclui a possibilidade de utilizar flash, que deve ser rebatido para o teto.

Por que as fotos devem ser feitas quando o bebê tem entre 5 e 15 dias de nascido?
Jackson - Nesse período, os bebês são mais maleáveis, têm sono profundo, e as cólicas ainda não afetam o descanso deles. 


Grazi preparando o ensaio do pequenino Davi, filhote da Tainá Abreu e do Daniel Miranda

Quais os cuidados especiais com o bebê no dia da sessão de fotos? 
Grazielle - Queremos um bebê tranquilo e que transpareça sua serenidade no momento dos cliques. Para isso, pedimos que a mamãe amamente sem pressa e mantenha o ambiente silencioso; dê um banho antes da sessão para ele relaxar e não utilize pomada, porque tem as fotos sem roupinha; pedimos que ela vista o bebê com roupas e fraldinhas mais largas, para não marcar a pele dele; que procure manter o bebê acordado antes do horário das fotos; e mantenha um número pequeno de pessoas na casa. Além disso, nós fechamos portas e janelas para diminuir correntes de ar e atingir a temperatura ideal para o bebê; utilizamos “ruído branco", o mesmo som que ele ouvia no útero; tudo para que fique mais relaxado. As orientações são encaminhadas para as mamães antes do dia das fotos. Por ser uma sessão que pode demorar e requer muita paciência, solicitamos que os pais não agendem outro compromisso. A ansiedade e o nervosismo deles afetam diretamente o comportamento do bebê. Pedimos também um intervalo de, pelo menos, dois dias após as vacinas ou teste do pezinho, porque o bebê fica muito sensível, com o local das furadinhas dolorido, dificultando a manipulação.

Vocês utilizam qual técnica para que o bebê durma profundamente durante a sessão de fotos?
Jackson - Grazi é chamada pelos pais de “encantadora de bebês”, porque tenta reproduzir o ambiente uterino para acalmar os recém-nascidos. Alia os conhecimentos de enfermagem à facilidade de manejo do bebê inerente à experiência como enfermeira em neonatologia. Também trabalhamos com a técnica dos 5s do Dr. Harvey Karp (embrulhar, lateralizar, chiado, balançar e sucção).


Delicadeza!!! Olha o resultado lindo do trabalho! Essa fofura é a Bia, filha da Carol Dannemann e do Markus Vaz. 

Trabalho inspirador! Dá vontade de ter dez bebês só pra fazer esses ensaios! Confira os ensaios das bebês Liz e Beatriz


Instagram: @ingriddragone

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dezesseis dicas para ajudar o bebê a dormir melhor

Uma das coisas que deixam qualquer mãe muito cansada (e até estressada) é o sono intranquilo ou irregular do bebê. Na verdade, é impossível criar uma receita infalível e adaptável a todos os casos, pensando em fazer a criança dormir melhor. Os bebezinhos, como nós, são pessoas (!), com suas dificuldades, manias, vontades e particularidades. Para tentar ajudar quem está passando por essa fase de noites mal dormidas, vou listar alguns truques simples, todos testados com minha filha e com bons resultados. Anote aí! Foto: Ingrid Dragone 1. No início, o bebê tende a trocar o dia pela noite. Assim, desde que ele nasce, é bom ensinar o que é dia e o que é noite. Durante o dia ele deve cochilar com a luz natural e acostumado com todos os sons da rotina da casa. Já à noite, defina um horário, escureça o quarto (pode ser parcialmente, se preferir) e diminua o volume. Fiz isso com minha filha, definindo o game over às 20h. Coincidentemente ou não, é o horário que ela dorme diariamente a

Campanha Lave as Mãos para Pegar no Bebê!

Atenção, mamãe! Não ligue se a sua visita (gente da família ou não) torcer o nariz por "precisar" lavar as mãos para pegar no seu bebê. Percebi que, especialmente, as pessoas mais velhas apresentam maior resistência a esse tipo de pedido, acham frescura. Passar álcool em gel depois da lavagem das mãos? Colocar uma fraldinha em cima da roupa para carregar o bebê? Piorou ainda... E qual o seu papel nessa hora? Ser firme e zelar pela saúde do seu filho!  Você sabia que existe o Dia Mundial da Higienização das Mãos? Pois é! Todo 05 de maio as campanhas se intensificam, lembrando que o simples ato de lavar as mãos previne doenças como infecção nos olhos,  infecção estomacal e respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, dor de garganta, infecção no ouvido e erupções na pele. Segundo a UNICEF ( Fundo das Nações Unidas para a Infância) - instituição da ONU (Organização das Nações Unidas) -  e a OMS (Organização Mundial da Saúde), é possível reduzir em até 40%

Fotos do seu filho que você não deve postar nas redes sociais

Está rolando nesta semana uma brincadeira nas redes sociais chamada "Desafio da Maternidade". Trata-se de uma corrente em que as mães marcam outras dez grandes mães, assim por elas consideradas, em suas linhas do tempo do Facebook para que cada uma poste três fotos de momentos que foram marcantes para elas no quesito "ser mãe". O assunto gerou um pouco de polêmica e até há uma suspeita de que a tal corrente tenha sido criada por um grupo de pedófilos para a "coleção" de novas fotos de crianças e divulgação dessas imagens em sites "indevidos". Boato ou não, a questão é que cada mãe toma sua própria decisão sobre postar ou não as fotos dos seus filhos nas redes sociais. Bem, a ideia deste texto é apenas orientar as mamães sobre que tipos de fotos dos pequenos nunca postar.  Foto: Ingrid Dragone  1.  Não poste fotos do seu filho nu  - Não interessa se na imagem ele está tomando banho, trocando a fraldinha, ou experimentando uma roupa no