ser mãe

Lições de Mãe em um Mundo Competitivo

08:01

Nossos filhos são comparados com outras crianças desde que nascem. Tudo é motivo de comparação: o tamanho, o peso, as roupas que vestem, as gracinhas que fazem, e por aí vai... É assim que o mundo cruel transforma os pequeninos em grandes competidores. Cedo eles aprendem a querer ter mais, fazer mais, ser mais. A relação com os coleguinhas, amigos, vizinhos e primos se transforma numa oportunidade de mostrar como é possível ser tão bom ou melhor que os demais. 

Na contramão disso tudo, minha mãe deixou uma lição importante para mim e minhas irmãs. Ela nunca deu vazão, por exemplo, aos nossos desejos de comprar brinquedos iguais aos das outras crianças somente pelo prazer de exibi-los. Também sempre nos disse que existe espaço para todos e que cada um deve estar feliz com os seus bens, seus dons, e características, porque Deus dá a cada um o que é de cada um. Quero passar esses ensinamentos para a minha filha e, mais que isso, direcionar o coraçãozinho dela para o que realmente vale a pena, para o que é eterno, bonito e saudável.

O olhar para as coisas bonitas da vida. Foto: Daniel Queiroz (o papai)

Mães sábias deixam a competitividade fora da sua família. Pessoas não serão como outras pessoas, mesmo que gastem muita energia ou dinheiro para isso. A insistência nessa corrida para se igualar ou superar o outro, leva a criança à frustração e à inveja, dois sentimentos verdadeiramente destruidores e que certamente irão se enraizar na personalidade dela, com consequências na fase adulta.

O certo é fazer pensar em auto superação. Aí sim! Acredito no desafio de se lapidar. A motivação deve ser essa, vencer as próprias dificuldades e ficar feliz com as pequenas e grandes vitórias pessoais. Assim, a criança vai se conhecendo, descobrindo suas habilidades, gostos e preferências, e crescerá satisfeita com o que tem conquistado e confortável com o sucesso dos outros.


Instagram: @blog.essamae


You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook