Gravidez

Quais são os direitos das gestantes?

12:18

Fui muito bem tratada na minha gravidez. Não posso reclamar. Cheguei até a ser mimada! E nessa fase a gente gosta disso, né (risos)? Apenas uma situação me marcou negativamente no período da gestação. O fato aconteceu no Shopping da Bahia, em Salvador. Gulosinha que sou, sonhando com uma torta de trufa de chocolate com morangos (indico sempre para meus amigos e leitores!), fui a uma doceria famosa e me dirigi à atendente do caixa para perguntar sobre o atendimento preferencial. Ignorante dos direitos das gestantes, ela me mandou com rispidez pegar a fila, que, segundo ela, valia para todos. Costumo reivindicar meus direitos, mas não quis criar uma indisposição naquele momento e acabei indo para a outra unidade da doceria, que fica no terceiro piso do shopping. Na outra loja, fui tratada com prontidão e respeito, e a história teve um final feliz.

E por que mesmo a gestante precisa ser atendida com prioridade, numa fila exclusiva? São vários os motivos: dores nas costas, falta de equilíbrio, risco de traumas, pressão baixa e hipoglicemia, circulação do corpo alterada e fator emocional. Por mais saudável que esteja (eu, por exemplo, não tive qualquer problema de saúde), a grávida é mais vulnerável e sua condição exige cuidados especiais.   



Essa mãe com 32 semanas de gravidez. Foto: Renata Grimaldi

Contei essa história porque amanhã, 15 de agosto, é o Dia da Gestante, e estou aproveitando o ensejo para conscientizar as gravidinhas sobre os seus direitos. O assunto é tão sério que em 2011 o Ministério da Saúde e a UNICEF lançaram, em parceria, O Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, uma cartilha com ilustrações do cartunista Ziraldo e informações importantes para capacitar mães, gestantes e famílias na exigência dos seus direitos. Para ter acesso ao guia, basta clicar AQUI.  

Se o tema do texto não fosse "os direitos", poderia ser, pelo menos, "mais amor, por favor", não é verdade?  

Feliz Dia das Gestantes para todas as gravidinhas!


Instagram: @ingriddragone


You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook