dia a dia

Escritora lançará livro para incentivar os pais a anotarem falas dos pequenos

12:02

Você já pensou em reservar um caderninho só para anotar as "pérolas" do seu filho? A administradora, escritora e publicitária Silvana Oliveira tem esse hábito desde que Sofia, hoje com 8 anos, começou a falar coisas interessantes e engraçadas. Aos poucos os registros ganharam espaço na internet. A FanPage "Faladas de Sofia" tem hoje mais de sete mil curtidas e o conteúdo vai sair da tela do computador para as folhas de um livro independente, com previsão de lançamento em dezembro. O Blog Essa Mãe traz a notícia com exclusividade e mostra aqui o bate-papo com a mamãe inspiradora! 


Conheça a página no Facebook! Eu adorei!

Blog Essa Mãe - Por que você começou a fazer o registro das falas da sua filha?
Silvana - Sempre me diverti muito com o pensamento e a lógica das crianças. Quando meus filhos começaram a falar coisas divertidas eu adorava contar e minha mãe buzinava no meu ouvido: anote tudo senão você esquece. Dito e feito, o que eu não anotei ficou perdido no tempo.

Blog Essa Mãe - Por que a ideia de divulgar essas falas na internet?
Silvana - Eu sempre compartilhei as coisas engraçadas dos meninos, principalmente quando reuníamos a família e os amigos. Todos adoravam e me incentivavam a fazer um livro. Em 2010, quando iniciei minha conta no Facebook, comecei a postar de maneira despretensiosa, mas o feedback era muito legal e imediato. As pessoas pediam para postar mais. Como a produção de Sofia era constante, eu ia postando e ganhando likes. Até que as pessoas, quando me encontravam na rua, me diziam que acompanhavam as coisas que eu escrevia dela e adoravam meus posts. No início de 2015, resolvi fazer a página no Facebook apenas para manter o registro, para que ela pudesse ter acesso quando crescer, mas acabou sendo mais do que isso.

Tô passada!

Blog Essa Mãe - O que Sofia acha desses registros?
Silvana - Ela e Rafa, o irmão que atualmente está com 13 anos, curtem demais a ideia, mas ela não liga muito. O que ela quer mesmo é brincar. Muitas vezes eles pedem para rever as faladas dos dois e passamos momentos de muita risada juntos com essas lembranças.

Blog Essa Mãe - Com esses registros ao longo dos anos, você percebeu traços da personalidade de Sofia se confirmando ou acentuando?
Silvana - Sim, claro! Sofia tem um espírito livre, uma perspicácia aguçada, um espírito de liderança e uma veia dramática. Tudo isso está presente nas faladas dela. Um detalhe interessante é que o livro vai ter um anexo com uma subcapa e um espaço escrito “faladas de...”, para a mãe colocar o nome do filho, um lugar para colocar uma foto dele, e umas páginas pautadas para o início dos registros. Essa é a verdadeira recordação da infância. Quando a criança apresenta questionamentos, ela já vai mostrando um pouco da sua natureza, se é uma criança bem-humorada, se é atenciosa, se é perspicaz.  



Fofura!

Blog Essa Mãe - Por que passar da internet para um livro?
Silvana - Além de atender a pedidos, também é uma realização pessoal que, aos poucos, está se tornando uma realização profissional.

Blog Essa Mãe - O livro sai mesmo em dezembro?  
Silvana - Assim espero (risos). No momento, estou trabalhando em uma campanha em um site de financiamento coletivo para ajudar na finalização do livro. Quem quiser colaborar, basta acessar: www.kickante.com.br/campanhas/faladas-de-sofia-o-livro-0. 


Morri com essa!

Blog Essa Mãe - Por que você acha que conseguiu tantos seguidores na internet com esse conteúdo?
Silvana - Acredito que pela identificação das mães e pais. Eles passam por situações semelhantes com filhos tão falantes. Acho que todos deveriam fazer os registros. O tempo passa muito rápido.

Blog Essa Mãe - O que é mais interessante nessa tarefa dos registros?
Silvana - Perceber a beleza da ingenuidade e da espontaneidade das crianças. Depois que nos tornamos adultos precisamos medir as palavras, temos vergonha de perguntar o que não sabemos. Enfim, poder se expressar sem medo de ser julgado é uma delícia e só é possível na infância.


Que amor!!!

Leia também:






You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook