dia a dia

Primeiros passos

06:48

Nesta sexta-feira, excepcionalmente, não vai ao ar o Agende-se. Essa Mãe está de folga (risos), comemorando cinco anos de casamento (uhuuu!). Mas trago para as mamães um texto inpirador que escrevi sobre quando o bebê começar a andar.

Entre as pedras do parque e as imperfeições do chão de cimento: vacilantes. Pela inexperiência e contínua adaptação aos sapatinhos: desiguais. Assim, os passos da criança iniciada na rotina de andar. 

Por vezes, pensando que já pode correr, acelera e pende o corpinho para frente, sobressaltando o coração de quem a vê na tentativa. Por vezes, pensando que sabe ser independente, ao pegar um brinquedo abandonado em outro cômodo da casa, vibra. 


Minha princesa treinando passinhos no jardim de casa. Foto: Daniel Queiroz (o papai).

O espaço ao seu redor parece o mundo inteiro. Mas ela vai descobrindo que nem tudo é permitido, porque anda, mas alguém segura a sua mãozinha para que não caia, para que não pegue, para que não prove. O mundo inteiro... 

Ela ainda vai entender que dar passos não se resume ao domínio, com equilíbrio e firmeza, da mecânica do pé ante pé. Vai entender que o andar ganha outros sentidos. Um dia terá mesmo que caminhar sem ajuda. E isso poderá doer muito. Vai encontrar pedras, buracos, bifurcações... Vai perder a direção. Vai retomar o trajeto, e se perder novamente. E se achar. E se perder. E se achar... Ela ainda vai entender que terá a vida inteira para aprender a andar.


Leia também:









Instagram: @blog.essamae



You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook