Trocando figurinhas

Dez sugestões de brincadeiras e atividades para dias de chuva

10:18

Estamos em pleno verão, mas há alguns dias tem chovido em Salvador. Nessas horas, muita mamãe busca alternativas para os filhos gastarem energia, já que não rola piscina, parquinho, quadra ou passeio na praça. Pensando nisso, lembrei de várias brincadeiras e atividades da minha infância e listei aqui 10 sugestões para colocar em prática dentro de casa, fugindo dos tradicionais vídeo-game e filme com pipoca. 

Foto: Ingrid Dragone

1. Há brincadeiras antigas que nunca perdem a graça, como mímica, morto-vivo e estátua. A diversão é garantida e com poucos recursos. Vale a pena o resgate! Você, provavelmente, também irá curtir. 

2. Que tal fazer um caça ao tesouro? Basta esconder as pistas pela casa e "premiar" seu pequeno com um chocolate gostoso ou um presentinho simbólico.

3. Se você for mãe de menina, pode brincar de salão de beleza ou spa, incluindo no pacote: fazer as unhas, massagem nos cabelos, massagem nos pés e até uma maquiagem. 

4. E uma oficina de gastronomia? Pesquise receitas simples e execute junto com a criançada. A depender da idade dos pequenos e do nível de envolvimento deles na atividade, opte por receitas que não vão ao forno, como mousses e sanduíches, por exemplo.

5. Construir e montar é sempre interessante. A brincadeira poderá incluir massinha de modelar, blocos de empilhar, quebra-cabeça e até a criação de bijuterias, se a mamãe tiver habilidade.

6. Oficina de reciclagem também é legal! Fazer objetos com garrafas pet, caixinhas vazias, frascos de shampoo... De repente nasce aí um engenheiro ou arquiteto!

7. Vocês podem dançar juntos ou fazer uma aula descontraída de ginástica! Se for com roupas apropriadas fica ainda mais divertido!

8. Teatro de fantoches, contação de histórias e encenações teatrais são atividades lúdicas bem interessantes, porque promovem a interação familiar, estimulam a criatividade e a perda de uma possível timidez. Para incrementar a brincadeira, disponibilize um baú ou caixa com acessórios (óculos, peruca, máscara, chapéu, colares, entre outros) e fantasias. 

9. Desenhar e pintar também são brincadeiras legais! Você pode colocar um papel metro no chão, criar um tema para um painel e depois pedir para as crianças explicarem o que fizeram. O cartaz pode ser fixado em algum local da casa e até apresentado ao papai, titios e avós.

10. Vocês também podem organizar objetos juntos. A brincadeira estimula nas crianças o senso de organização e de descarte de objetos sem utilidade, e ainda te a ajuda a deixar a casa em ordem. 


Leia também:

IPHONE OU LÁPIS DE COR?

HORA DE BRINCADEIRA E PASSATEMPO!

NECESSIDADES CONSUMISTAS CRIADAS PARA OS PEQUENOS


Instagram: @blog.essamae 


You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook