Gravidez

Suplementos que beneficiam a mamãe e o bebê

08:59

Toda gestante deve ter uma alimentação equilibrada, com quantidades satisfatórias de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e nutrientes em geral. O que acontece, na prática, é que nem sempre a grávida consegue o resultado esperado somente através das refeições. Por isso, na minha primeira gestação e nesta também, fui orientada por um neurologista e por minha obstetra a fazer uso de alguns suplementos. Veja quais produtos foram indicados para a minha fase "barrigudinha" e que beneficiam mamãe e bebê.

Foto: Ingrid Dragone 

1. Ácido Fólico - Comecei a tomar o MaterFolic (5 mg) três meses antes da gestação, ou seja, assim que resolvi engravidar, e continuei a ingestão até completar o terceiro mês. Entre outros benefícios, o ácido fólico ajuda a prevenir defeitos do tubo neural do bebê. 

2. Materna - Assim que interrompo o ácido fólico, passo a usar o polivitamínico e polimineral até o final da gestação. O suplemento é importante para a saúde da gestante, prevenindo, por exemplo, anemia, e ajudando na formação e crescimento do feto. 

3. Ômega 3 -  Faço uso em todo o período gestacional e da amamentação. O neurologista me recomendou apenas duas marcas: Proepa Gesta ou Ômega Mater. Segundo o especialista, ambos os produtos são confiáveis por não conter resíduos de metais pesados, como mercúrio. Entre outros benefícios, o ômega 3 melhora o desenvolvimento cognitivo e sensorial da criança e é bom para o sistema cardiovascular da mãe. 

4. Vitamina B12 - Li em vários artigos que não há comprovação científica, mas fui aconselhada a ingerir vitamina B12 durante a gestação com o objetivo de afastar o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, da chikungunya e do zica vírus). Com a ingestão do suplemento, o suor supostamente exala um odor diferente e o inseto não se aproxima. Mito ou verdade? Independente disso, como o suplemento faz bem para a saúde, estou fazendo uso. As principais medidas preventivas, obviamente, são: evitar locais com maior possibilidade de presença do mosquito, se proteger com calças compridas e camisas de manga, eliminar os focos de proliferação do inseto, e passar repelente (lembrando de repor). Estou usando o Exposis spray, que tem efeito mais duradouro (cerca de duas horas e meia). Infelizmente ele é mais caro que os demais e some rapidamente das prateleiras em Salvador.

5. Vitamina D -  Faço uso em todo o período gestacional e da amamentação. A vitamina melhora o sistema imunológico da mulher e é importante para a formação do cérebro do bebê. A marca da minha é Doctor's Best (5000 iu), veio dos Estados Unidos e eleva rapidamente os níveis da substância no sangue. O principal fator de formação da vitamina D no organismo é a exposição diária ao sol, hábito pouco comum entre os moradores das cidades grandes, onde muitos passam boa parte do tempo em casa, escritórios ou locais como shoppings, e por isso vemos tantas pessoas hoje em dia com deficiência dessa substância. 

Se achou interessante, anote as dicas e consulte o seu médico. Vitaminas em excesso podem prejudicar a saúde da mamãe e do bebê. Além disso, é importante fazer exames laboratoriais periódicos durante a gravidez para monitorar os níveis dessas substâncias no sangue.


Leia também:






Instagram: @blog.essamae   

You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook