Profissional responde

Técnica de ginástica abdominal europeia já é oferecida em Salvador

14:52

Uma das queixas mais frequentes das mamães é a "barriguinha pós-parto". Voltar à forma, em muitos casos, é difícil, por questões genéticas ou mesmo por exigir tempo e disciplina. Por outro lado, não faltam opções no mercado "fitness". Um exemplo é a Ginástica Abdominal Hipopressiva, método surgido na Europa e que chegou há pouco tempo ao Brasil (alguns estados) e, recentemente, em Salvador!!! Para falar sobre o assunto, o Blog Essa Mãe traz a entrevista que eu fiz com Larissa Aguiar, fisioterapeuta, educadora perinatal e sócia-diretora do Espaço Maternare, estabelecimento pioneiro na Bahia na oferta desse tipo de técnica aplicada ao período pós-parto. Confira!  


Foto: Lara Albuquerque

Blog Essa Mãe - Como funciona a Ginástica Abdominal Hipopressiva?
Larissa - O Método Hipopressivo surgiu nos anos 80, como uma alternativa para a recuperação da faixa abdominal após o parto, no âmbito da fisioterapia obstétrica. Foi criada como uma técnica benéfica para os músculos abdominais, sem efeitos negativos sobre o assoalho pélvico, ou seja, sem provocar pressão nas estruturas, órgãos internos ou na coluna. Os exercícios abdominais tradicionais não são adequados para período do pós-parto imediato, pois produzem pressão intra-abdominal e pélvica, contribuindo para que as vísceras sejam empurradas para baixo. 

A Ginástica Abdominal Hipopressiva engloba posturas, técnicas respiratórias e movimentos que visam a diminuição da pressão nas cavidades torácica, abdominal e pélvica. Os exercícios provocam uma ativação involuntária da musculatura do pavimento pélvico e da faixa abdominal. A aspiração diafragmática cria uma diminuição da pressão intra-abdominal, provocando um efeito de vácuo, que aspira as vísceras para cima, ao mesmo tempo em que é tonificada, de modo cientificamente comprovado, a parede abdominal e fortalecida a musculatura do assoalho pélvico.

Blog Essa Mãe - Quanto tempo após o parto a mulher já sente resultados significativos? 
Larissa - A prática regular dos exercícios provoca efeitos a curto prazo, imediatamente (até 1 mês); a médio prazo (de 1 a 6 meses); e a longo prazo (mais de 6 meses). A perda da barriga vai variar de pessoa para pessoa, de acordo com sua fisiologia, do cumprimento das orientações dadas pela profissional, e da assiduidade nos treinos.

Blog Essa Mãe - Há contraindicação?
Larissa - Não podem praticar as mulheres com hipertensão arterial não controlada, com menos de 45 dias após o parto, ou com recomendação médica para a não realização de atividade física.

Blog Essa Mãe - O profissional que ensina essa técnica precisa fazer um curso preparatório. Fale um pouco sobre a importância dessa capacitação.
Larissa - É preciso realizar um curso e obter a certificação emitida ou autorizada pela Academia Interdisciplinaria en Ciencias de la Motricidad (A.I.C.M.). O método é bastante complexo, com técnicas específicas, desenvolvidas através de anos de pesquisa. Sem um profundo conhecimento de fisiologia e das especificidades desse método, é impossível aplicá-lo com eficácia.

Blog Essa Mãe - Quais benefícios o método traz para a mulher, além da redução da gordura abdominal?
Larissa - Além de ajudar a mulher a ter uma barriga sequinha, a Ginástica Abdominal Hipopressiva diminui o perímetro da cintura; fortalece o abdome; aumenta a força de contração do períneo; aumenta o tônus do pavimento pélvico e da faixa abdominal (redução da flacidez); melhora as funções sexuais e postura; trata e previne incontinência urinária; evita dores nas costas; melhora o funcionamento intestinal; e reduz a diástase pós-parto.

Blog Essa Mãe - Quais cuidados a pessoa deve ter ao praticar esse exercício?
Larissa - A aluna não pode realizar a atividade logo após as refeições ou com fome; deve manter a assiduidade de duas vezes por semana; iniciar o programa de exercícios de forma leve, e ir evoluindo aos poucos, respeitando os limites do corpo; deve associar a atividade a uma alimentação saudável e balanceada; e realizar a técnica com um profissional devidamente habilitado e certificado.


Leia também:






Instagram: @blog.essamae


You Might Also Like

0 comentários

Que bom ter a sua participação! Volte sempre!

Like us on Facebook