Gravidez

Os benefícios da hidroginástica na gravidez

13:44

Entre as atividades físicas que mais atraem as gestantes está a hidroginástica. Além de ajudar a mulher a controlar o peso durante a gravidez, o exercício não sobrecarrega o corpo e oferece uma série de benefícios: melhora o condicionamento cardiovascular e o equilíbrio; reduz a incidência de diabetes gestacional; alivia as tensões; melhora o sono; pode minimizar as dores na hora do parto, por fortalecer o abdome e o músculo do períneo; previne contra as varizes e o inchaço dos membros inferiores, e diminui as dores na coluna, já que fortalece a musculatura da região e proporciona a readequação postural. 


Essa Mãe na primeira gestação. Foto: Daniel Queiroz. 

As aulas incluem alongamento, aquecimento e aeróbica, só que dentro da água (não ultrapassa a altura do peito), sem que a gestante sinta impactos nas articulações, o que reduz os riscos de lesões. 

Autorizada pelo obstetra, a hidroginástica deve ser praticada de maneira regular (pelo menos duas vezes na semana) e moderada, respeitando os limites e mudanças ocorridas no corpo, e com acompanhamento personalizado de um profissional com experiência no atendimento a grávidas. 

“Quando começam a fazer as aulas, 80% das gestantes chegam desconfiadas, com receio de fazer determinados exercícios, como abdominais. Com o tempo, elas pegam confiança, principalmente ao conhecer outras grávidas nas aulas. A maioria também chega com um histórico de quem nunca fez atividade física ou fez há muitos anos, e acaba, por recomendação médica, entrando na hidroginástica. Já acompanhei um caso assim. A gestante tinha diabetes gestacional e o controle foi feito justamente com os exercícios frequentes”, pontua o professor Alexandre Augustos, especialista em atividade física adaptada à saúde, personal trainer de gestantes, responsável técnico e coordenador de atividades aquáticas da Bios Saúde.

Atuando há dez anos no local, o educador físico observa ainda que ocorre uma mudança interessante no corpo das gestantes que mantém a rotina dos exercícios. “Vejo a melhora na postura e o desinchaço, especialmente das pernas, com a permanência das alunas na atividade. O ideal, para isso, é que as gestantes iniciem as aulas assim que o obstetra libere”, completa.

Para a gestante Milena Calazans, que estava voltando a correr quando descobriu a gravidez, a opção pela hidroginástica foi acertada. Ela se matriculou na hidroginástica por volta do quarto mês. “Já estou na 33ª semana de gestação e sinto que a atividade me dá mais disposição, energia, diminui as dores físicas contraídas por causa do aumento de peso, além de ser uma ótima oportunidade de conhecer outras gestantes e pessoas que passaram pela mesma experiência”, conta, destacando que os exercícios ajudam a manter o ritmo para as adversidades da gravidez e do dia a dia. 

A hidroginástica também foi indicada para Anaketlim Cruz por sua obstetra e amigas gestantes. Ela iniciou a atividade quando completou 17 semanas de gravidez. "Os maiores benefícios, para mim, são o relaxamento, o alongamento e a oportunidade de trocar ideias com outras gestantes no horário da aula", diz, enfatizando que está na 31ª semana de gestação e pretende continuar os exercícios até o final.  

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Eu, Ingrid, fiz hidroginástica na minha primeira gestação e estou fazendo na atual, também na Bios Saúde. Quando tive a minha filha, publiquei um post no blog para mostrar os benefícios obtidos com a atividade. Para conferir a minha experiência, clique aqui

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Instagram: @blog.essamae 



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