Se você assistiu e gostou do documentário "O começo da vida", provavelmente irá gostar do documentário "O começo da vida 2 - lá fora". O título disponível no Netflix não é exatamente uma continuação do primeiro, mas traz uma abordagem muito interessante sobre a importância do contato das crianças com a natureza.
Destaquei aqui alguns argumentos importantes levantados pelo filme:
➡️ Na sociedade moderna, as pessoas não se reconhecem como parte da natureza.
➡️ As construções, a poluição e a violência dos grandes centros urbanos têm impedido as crianças de experimentar uma infância saudável como a de outras gerações.
➡️ Sem se compreenderem como parte da natureza, as pessoas não vão amá-la por completo e profundamente. Sem esse entendimento, podem defender a sua preservação, mas como um "objeto" à parte.
➡️ Os seres humanos estão cada vez mais deprimidos e doentes. Muito disso tem a ver com o fato de não se conectarem com a natureza. E fomos criados para viver nela!
➡️ As salas de aula foram institucionalizadas como o "lugar de aprendizado", mas do lado de fora há um universo infinito para ser explorado.
➡️ Precisamos de políticas públicas que considerem, de verdade, a importância da natureza em nosso dia a dia. É preciso que as pessoas parem de enxergá-la como um "efeite" ou um "respiro".
➡️ O autoconhecimento passa pela conexão com a natureza.
➡️ Vivemos na ilusão de que a natureza é um acessório e não uma parte fundamental da nossa existência.
➡️ A sociedade do consumo, do concreto e da tecnologia está cortando o nosso contato com a natureza e com o natural (relacionamentos reais, olho no olho etc.).
![]() |
Este é o primeiro documentário da série |
🌿 Vale a pena assistir! 🌿
Leia também:
Matéria sobre o meu livro "A estreia dos pequeninos"
Conteúdos infantis: nem tudo que é "lícito" convém aos nossos filhos
Mais conteúdos no Instagram. CLIQUE AQUI
Comentários
Postar um comentário
Que bom ter a sua participação! Volte sempre!